domingo, 31 de agosto de 2014

Berlenga Paradise

Há uma semana atrás estava eu por ali, de barriga para o ar, a desfrutar de um fim-de-semana de sol no meio do oceano.



É uma sorte ter este lindo refúgio a meia hora de Peniche, o meu concelho. Mesmo assim, esta foi apenas a segunda vez que fui lá, e agora percebo que foi um erro não ter ido mais vezes em todos estes anos que passaram. Por isso decidi que é algo que vai mudar a partir de agora!

A Berlenga é uma ilha pequena onde não há muito para ver, é essencialmente um sítio para descansar e contemplar toda natureza envolvente. Tem apenas 14 casinhas, que constituem o bairro dos pescadores, um restaurante/residencial e um café. Tudo isto se concentra junto ao cais e é onde há mais movimento. Noutro lado da ilha existe o Forte de São João Baptista, que serve também de alojamento e é um ponto turístico na ilha.

Andar pela ilha é muito cansativo, por isso desta vez ficámos apenas pela zona do cais e da praia, que era o que nos interessava.



O que é que se faz na Berlenga? Apanha-se sol e mergulha-se muito. Faz-se snorkeling, anda-se de kayak, visitam-se as grutas de barco.




Durante o dia são muitos os barcos que chegam e partem cheios de pessoas. Muitos turistas, famílias que vão passar o dia e grupos de amigos que ficam por uns dias. Esses é que se divertem à grande e aproveitam verdadeiramente tudo o que a Berlenga oferece.



É que a Berlenga à noite tem um encanto diferente, que quem só passa o dia não vê. Adoro o som nocturno da ilha e o céu estrelado tem uma beleza sem igual! Para além disso, é óptimo o ambiente que se vive entre os grupos que passam ali várias noites. Para além de já irmos entre amigos, acabamos por conhecer sempre mais gente. O campismo é um pouco "selvagem", a Berlenga é uma reserva natural e não existem as infra-estruturas e condições que temos num parque de campismo normal. No entanto, para mim isso só torna tudo mais divertido e são esses pormenores que tornam a Berlenga tão única e especial.

Este é um pequeno paraíso natural que recomendo vivamente. Tão perto e ao mesmo tempo tão longe. De tudo o que nos possa preocupar. A Berlenga consegue ser mesmo revigorante.


E não acham fantástico acordar com uma vista destas? Eu digo-vos, é um privilégio!


About a week ago I was in Berlenga, enjoying an amazing warm weekend in the middle of the ocean. 
Berlenga is a little paradise near my hometown, Peniche. Lucky me, right? Although, this was only the second time I went there, and now I know I really must go more often. There's not much to see in this little island, it's basically a place to rest and enjoy all its natural beauty. There's a 14-house neighborhood for the fishermen, a restaurant and a cafe with a few groceries. On another side of the island there's the St. João Baptista Fortress, an attraction you can visit.

There's a lot of people arriving during the day. Some are families that like to spend the day at the beach and return home at the end of the day, tourists also use to spend the day going around the island, and some arrive in groups with loads of bags (and beer!) to stay for a few days. And I can tell you, that's the best option! Only those who sleep in the island have the opportunity to see all the beauty Berlenga has to offer. The night sounds, the beautiful darkness, that unique starry sky! Besides, can you imagine wild camping on an island with your friends? Check the last picture, isn't it amazing to wake up with this view? A real privilege. It's a total different experience. I really recommend a visit to this beautiful place!

3 comentários:

  1. Já estive para ir lá mais que uma vez, mas acabei sempre por não conseguir ir... Mas já vi que tenho de ir pensando em acampar! :)

    ResponderExcluir
  2. Para pessoas mais aventureiras vale a pena :)

    ResponderExcluir